AUTO DE BOAS VINDAS
"CONSTRUINDO O EDUCANDO QUE QUEREMOS"
Todos: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz/ cantar, e cantar, e cantar/ a beleza de ser um eterno aprendiz/ eu sei /que a vida devia ser bem melhor e será/ mas isso não impede que eu repita/ é bonita, é bonita e é bonita.”
Facilitador: Mas o que é a vida? O que é viver? Viver é aprender. Aprender a aprender, comprometer-se. Para aprender é preciso o querer, é preciso a vontade de ser, assumir responsabilidades perante si mesmo e os outros. Aprender a administrar sua vida. Construir seu projeto.
Todos: “Ando devagar porque já tive pressa /e levo o sorriso porque já chorei demais/ hoje eu me sinto mais forte/ mais feliz quem sabe / eu só levo a certeza/ que bem pouco eu sei/ eu nada sei.”
Facilitador: Na busca de contribuir para formação integral do educando, a escola oferece aos jovens a base que lhes permite transformar cada instante da sua vida escolar e extraescolar, em uma oportunidade de aprendizado, de participação e de autodesenvolvimento. Porque o que a gente aprende aqui transcende e serve de base para nossa vida aqui, agora e no futuro.
Todos: Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Com um lápis em torno da mão eu me dou uma luva e se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva. Se um pinguinho de tinta caiu no pedacinho azul do papel. Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu....
Facilitador: O tempo não pára, a vida não pára, ela é rara. Mas o que o mundo espera de nós? Sermos solidários, co-responsáveis pelo bem comum, assegurarmos condições mínimas de bem-estar, senso de altruísmo, autonomia, perfeccionismo, liberdade, etc. Espera tanto não é mesmo? Mas por outro lado esse falso universo “socialista” e “capitalista” limita nossos espaços de atuação, nossa autonomia e liberdade. Logo, precisamos mais do que nunca fazer uma viagem interior, ao encontro de nós mesmos, da nossa essência, buscando desenvolver nosso potencial latente, fundamentados nos princípios da convivência pacífica, de nossa formação contínua e participação ativa na comunidade a qual estamos inseridos.
Todos: Ei dor eu não te escuto mais/ Você não me leva a nada/ Ei medo eu não te escuto mais/ Você não me leva a nada/ E se quiser saber pra onde eu vou/ Pra onde tenha sol / É pra lá que eu vou.
Facilitador: E o que o mundo espera do educando? Que sejam autônomos e solidários? Viabilizar-se como pessoa, como cidadão e futuro trabalhador, trilhando o caminho do desenvolvimento pessoal e social. Será que atingiremos o que o mundo espera de nós se não passarmos a no vermos também como eternos aprendizes? Quais os passos para se chegar a plenitude? Identidade: compreender-se e aceitar-se; auto-estima: gostar de si mesmo; autoconceito: idéia boa a respeito de si mesmo; autoconfiança: confiar em si mesmo; visão destemida do futuro: olhar o futuro sem medo; querer ser: desejar ardentemente ser alguma coisa; projeto de vida: querer ser algo e saber o que é necessário para se chegar lá; sentido de vida: a linha, a estrada, o caminho que liga o ser ao querer ser; autodeterminação: assumir a direção, o controle de sua própria vida; resiliência: resistir à adversidade e utiliza-la para crescer; auto-realização: cada passo na direção do seu projeto; Plenitude humana: encontro do ser com o querer ser. Buscar dar sentido ao tempo que nos é destinado neste planeta para que depois não venhamos a dizer:
Todos: “Devia ter amado mais/ ter chorado mais/ ter visto o sol nascer/ devia ter arriscado menos/ trabalhado menos/ ter morrido de amor/ devia ter aceitado as pessoas como elas são/ pois cada um trás a alegria e a dor no coração.”
Facilitador: Imagem um sentimento bom que trazem dentro de si nesse momento. Ao encher a bola imaginem colocando dentro dela esse sentimento. Olhe o colega ao seu lado, quando os olhares se encontrarem vá de encontro a ela (ele) e oferte teu sentimento através da bola, a simbolizar o início de uma nova amizade, o renascimento, a renovação. Diga e deseje (desejo a você...) o sentimento, abrace e cumprimente seu colega e ao receber guarde este sentimento dentro de si. Estoure as bolas e depois tentem fazer com que a bola volte a ser como era antes. Conseguiram? Mas a vida continua não é mesmo? Os sentimentos também. Mas tudo passa...
Todos: “Nada do que foi será/ de novo do jeito que já foi um dia/ tudo passa/ tudo sempre passará/ a vida vem em ondas/ como o mar/ num indo e vindo infinito/ tudo que vê não é/ igual al que a gente viu em um segundo/ tudo muda o tempo todo / no mundo/ não adianta fingir/nem mentir pra si mesmo/ agora há tanta vida lá fora/ aqui dentro sempre/ como uma onda no mar.”
Facilitador: “Ninguém jamais consegue tomar banho num mesmo rio por duas vezes” Isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experiência possa nos parecer, sempre é possível aprender-se algo novo com ela... Espero que vocês aproveitem a oportunidade de tudo que vocês irão vivenciar este ano, que aprendam algo novo, diferente aqui nessa escola. Que saiam modificados, renovados, cheios de novas forças, energia positiva e aprendizado. É o que desejamos de coração. Sejam bem-vindos e um ótimo 2009 para todos. É´ o que desejamos de coração!!!
Autor: Paulo Bessa (Coordenador Escolar)
Todos: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz/ cantar, e cantar, e cantar/ a beleza de ser um eterno aprendiz/ eu sei /que a vida devia ser bem melhor e será/ mas isso não impede que eu repita/ é bonita, é bonita e é bonita.”
Facilitador: Mas o que é a vida? O que é viver? Viver é aprender. Aprender a aprender, comprometer-se. Para aprender é preciso o querer, é preciso a vontade de ser, assumir responsabilidades perante si mesmo e os outros. Aprender a administrar sua vida. Construir seu projeto.
Todos: “Ando devagar porque já tive pressa /e levo o sorriso porque já chorei demais/ hoje eu me sinto mais forte/ mais feliz quem sabe / eu só levo a certeza/ que bem pouco eu sei/ eu nada sei.”
Facilitador: Na busca de contribuir para formação integral do educando, a escola oferece aos jovens a base que lhes permite transformar cada instante da sua vida escolar e extraescolar, em uma oportunidade de aprendizado, de participação e de autodesenvolvimento. Porque o que a gente aprende aqui transcende e serve de base para nossa vida aqui, agora e no futuro.
Todos: Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Com um lápis em torno da mão eu me dou uma luva e se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva. Se um pinguinho de tinta caiu no pedacinho azul do papel. Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu....
Facilitador: O tempo não pára, a vida não pára, ela é rara. Mas o que o mundo espera de nós? Sermos solidários, co-responsáveis pelo bem comum, assegurarmos condições mínimas de bem-estar, senso de altruísmo, autonomia, perfeccionismo, liberdade, etc. Espera tanto não é mesmo? Mas por outro lado esse falso universo “socialista” e “capitalista” limita nossos espaços de atuação, nossa autonomia e liberdade. Logo, precisamos mais do que nunca fazer uma viagem interior, ao encontro de nós mesmos, da nossa essência, buscando desenvolver nosso potencial latente, fundamentados nos princípios da convivência pacífica, de nossa formação contínua e participação ativa na comunidade a qual estamos inseridos.
Todos: Ei dor eu não te escuto mais/ Você não me leva a nada/ Ei medo eu não te escuto mais/ Você não me leva a nada/ E se quiser saber pra onde eu vou/ Pra onde tenha sol / É pra lá que eu vou.
Facilitador: E o que o mundo espera do educando? Que sejam autônomos e solidários? Viabilizar-se como pessoa, como cidadão e futuro trabalhador, trilhando o caminho do desenvolvimento pessoal e social. Será que atingiremos o que o mundo espera de nós se não passarmos a no vermos também como eternos aprendizes? Quais os passos para se chegar a plenitude? Identidade: compreender-se e aceitar-se; auto-estima: gostar de si mesmo; autoconceito: idéia boa a respeito de si mesmo; autoconfiança: confiar em si mesmo; visão destemida do futuro: olhar o futuro sem medo; querer ser: desejar ardentemente ser alguma coisa; projeto de vida: querer ser algo e saber o que é necessário para se chegar lá; sentido de vida: a linha, a estrada, o caminho que liga o ser ao querer ser; autodeterminação: assumir a direção, o controle de sua própria vida; resiliência: resistir à adversidade e utiliza-la para crescer; auto-realização: cada passo na direção do seu projeto; Plenitude humana: encontro do ser com o querer ser. Buscar dar sentido ao tempo que nos é destinado neste planeta para que depois não venhamos a dizer:
Todos: “Devia ter amado mais/ ter chorado mais/ ter visto o sol nascer/ devia ter arriscado menos/ trabalhado menos/ ter morrido de amor/ devia ter aceitado as pessoas como elas são/ pois cada um trás a alegria e a dor no coração.”
Facilitador: Imagem um sentimento bom que trazem dentro de si nesse momento. Ao encher a bola imaginem colocando dentro dela esse sentimento. Olhe o colega ao seu lado, quando os olhares se encontrarem vá de encontro a ela (ele) e oferte teu sentimento através da bola, a simbolizar o início de uma nova amizade, o renascimento, a renovação. Diga e deseje (desejo a você...) o sentimento, abrace e cumprimente seu colega e ao receber guarde este sentimento dentro de si. Estoure as bolas e depois tentem fazer com que a bola volte a ser como era antes. Conseguiram? Mas a vida continua não é mesmo? Os sentimentos também. Mas tudo passa...
Todos: “Nada do que foi será/ de novo do jeito que já foi um dia/ tudo passa/ tudo sempre passará/ a vida vem em ondas/ como o mar/ num indo e vindo infinito/ tudo que vê não é/ igual al que a gente viu em um segundo/ tudo muda o tempo todo / no mundo/ não adianta fingir/nem mentir pra si mesmo/ agora há tanta vida lá fora/ aqui dentro sempre/ como uma onda no mar.”
Facilitador: “Ninguém jamais consegue tomar banho num mesmo rio por duas vezes” Isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experiência possa nos parecer, sempre é possível aprender-se algo novo com ela... Espero que vocês aproveitem a oportunidade de tudo que vocês irão vivenciar este ano, que aprendam algo novo, diferente aqui nessa escola. Que saiam modificados, renovados, cheios de novas forças, energia positiva e aprendizado. É o que desejamos de coração. Sejam bem-vindos e um ótimo 2009 para todos. É´ o que desejamos de coração!!!
Autor: Paulo Bessa (Coordenador Escolar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário