sábado, 28 de novembro de 2009

PROJETO:INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES

1. Diagnóstico: Utilização da Informática no processo ensino-aprendizagem


Os computadores, segundo GROS (2000) são importantes instrumentos para oferecer aos nossos educandos materiais educativos e inovadores de qualidade, fornecem recursos multimídia, possibilita a superação do isolamento da sala de aula através da conexão com outras realidades do mundo por meio da internet. No entanto, apesar das inúmeras possibilidades o professor tem reduzido o uso do computador a pesquisa, elaboração e digitação de atividades, provas, bancos de dados, e apresentação em slides.

Em pesquisa diagnóstica realizada com professores da rede pública estadual de Russas-Ce, perguntamos aos 70 entrevistados se o computador auxiliava no seu dia-a-dia de professor. 91,4% afirmaram que sim, o computador auxilia-o em seu dia-a-dia e 8,6% que não. Por curiosidade estes 8,6% têm de 26 a 28 anos de serviço prestados ao magistério. Os que utilizam citaram os 3 (três) principais motivos para o uso do computador no processo de ensino-aprendizagem: 1º - 74,53% - A pesquisa: busca de material de apoio, temas atuais, notícias, sites educativos, aprofundamento dos conteúdos, etc.; 2º - 48,67% - Produção de trabalhos, elaboração, digitação de atividades e avaliações; 3º - 20,8% - Preparar slids; Outro motivos citados: cursos à distância, ler livros e revistas, inserir-se no mundo tecnológico, comunicar-se, vídeo, ver arquivos, simulação de fenômenos físicos; ampliar o vocabulário, organizar notas no excel, economizar tempo, agilidade e praticidade.

Constatamos acima que os computadores são usados como recurso didático, principalmente no planejamento das atividades de ensino, na pesquisa e produção de atividades e avaliações e desenvolvimento das aulas, expositivas, através de slids. Esquece-se os computadores na formação dos nossos educandos, na apropriação da informática que deve ser concebida como um processo de formação crítica, que lhes capacite integralmente. Não resta dúvida que os computadores simplificam nossas tarefas, mas no caso do educador não deve se limitar a isso.

2. Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer e difundir as diferentes possibilidades de uso das tecnologias de comunicação e informação no cotidiano escolar.


Objetivos Específicos:

Planejar aulas mensais utilizando o laboratório de informática;

Criar um blog individual, por disciplina, para auxiliar no processo ensino-aprendizagem;

Filmar e Editar Vídeos;

Elaborar e desenvolver projetos usando as diferentes mídias;

Participar do curso “Ensinando e Aprendendo com as Novas Tecnologias”.



3. Plano de Ação


O que e comoi fazer

Aulas usando as TIC - Planejar mensalmente nas reuniões de área, junto com o coordenador escolar e professor do laboratório de informática aulas prevista no currículo usando as TIC´s.

Blog como ferramenta pedagógica - Cada professor deverá criar um blog individual, por disciplina, para auxiliar no processo ensino-aprendizagem;

Edição e publicação de vídeos educativos - Filmando as ações pedagógicas da escola, selecionado, elaborando roteiros, editando e socializando com a comunidade escolar;

Elaborar projetos multidisciplinares - Formando os professores em oficinas de elaboração de projetos; elaborando projetos educativos e acompanhando e avaliação o desenvolvimento das ações previstas nos mesmos;

Formação Continuada de professores e gestores - Matriculando e incentivando os professores a participar do curso “Ensinando e Aprendendo com as Novas Tecnologias” e outros cursos ofertados à distância.


4. Avaliação


Para avaliar o processo e o produto, serão criadas formas de documentação dos trabalhos, registrando os momentos sucessivos de cada etapa, através de relatórios e diário de bordo.


5. Resultados e Impactos Esperados


Esperamos  com o desenvolvimento do projeto que os professores se apropriem das novas tecnologias, de forma que o processo de ensino-aprendizagem não se restrinja mais a uma sala de aula tradicional, ela se amplie e cria novas dimensões: o auditório; a sala de vídeo; o laboratório de informática; a sala de multimeios; etc. de forma que diferentes espaços e mídias sejam integradas de uma maneira dinâmica e prazerosa.


EQUIPE RESPONSÁVEL:

Morlânia de Holanda Chaves

Paulo Sérgio Bessa Salgado

Nelina de Paiva Ribeiro

Sandra Maia Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário